
Da esquerda para a direita: Maria Márcia Bachion, Presidente da ABEn GO e Thais Luane Pereira de Almeida Prado,
Presidente do COREN-GO.
Fonte: Foto gentilmente cedida pelo COREn GO.
A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn GO) e o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN GO) se reúnem para dialogar sobre pautas de interesse comum das entidades para o fortalecimento da categoria em Goiás e no Brasil.
Durante aproximadamente uma hora, Maria Márcia Bachion, Presidente da ABEn GO (Gestão 2025-2028) e Thais Luane Pereira de Almeida Prado, Presidente do COREN-GO (Gestão 2024-2026), compartilharam o desejo mútuo de aproximação institucional em várias frentes de atividades, resguardando as finalidades precípuas de cada uma. Uma das próximas ações conjuntas será a articulação orientada pelo Fórum Nacional de Enfermagem para a mobilização da categoria em prol da aprovação da PEC 19. Um dos encaminhamentos práticos desse encontro, que incluiu a presença do Chefe de Gabinete do COREn GO, Arildo Souza, foi a pactuação de uma reunião, ainda essa semana, com todas as entidades ligadas ao Fórum para organizar as ações integradas que devem ocorrer dia 17 de março, em Brasília.

Da esquerda para a direita: Thais Luane Pereira de Almeida Prado, Presidente do COREN-GO, Maria Márcia Bachion, Presidente da ABEn GO e Arildo Souza, Chefe de Gabinete do COREN-GO
Fonte: Foto gentilmente cedida pelo COREN GO
Na ocasião, Maria Márcia propôs à Thaís Luane a reativação do termo de Cooperação entre as entidades, firmado em gestões anteriores, para que o trabalho conjunto das instituições seja formalizado, com agenda sistematizada e sustentada. No encerramento da reunião, Maria Márcia conclamou os presentes a se associarem a ABEn GO, e teceu considerações sobre a importância dos profissionais se vincularem e participarem de todas as instituições que contribuem com o avanço da enfermagem, ou seja, os sindicatos, o conselho profissional e a ABEn, pois cada uma destas instâncias tem finalidades distintas, uma não substitui a outra e, há décadas, todas tem exercido papel fundamental em prol da categoria em Goiás.