
Da esquerda para direita: Ursula Nepomuceno – diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), José Eduardo de Miranda – Diretor Acadêmico da UniAlfa, Maria Márcia Bachion, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn GO), Dionne Hallyson – presidente Sieg, Thaís Luane Pereira De Almeida Prado – presidente do Coren-GO e Rangel Fernandes de Souza – Secretário de Relações de Trabalho e de Apoio à Rede Privada do SindEnfermeiros.
Fonte: Imagem gentilmente cedida pelo SIEG.
A participação da ABEn no evento de comemoração dos 40 anos do Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (SIEG) no dia 30 de janeiro de 2026 representa muito mais do que se possa imaginar. De um lado, destaca-se o reconhecimento público da entidade e expressão de cumprimentos efusivos ao SIEG por suas lutas, conquistas, e superação de desafios. De outro, representa um momento de compartilhamento genuíno de alegria e felicidade por fazer parte da trajetória do SIEG, desde a sua criação em 1986. Diversas lideranças da ABEn, em gestões anteriores, foram decisivas para o movimento sindical, e vice-versa, importantes lideranças que estiveram à frente do SIEG contribuíram em gestões da ABEn. Isso não significa organicidade entre as entidades, mas uma profunda sintonia do compromisso das lideranças da ABEn e do SIEG com o bem estar dos trabalhadores, com a defesa de condições dignas de trabalho, e mais do que isso, em defesa da saúde como direito da população, o que inclui profissionais bem preparados e com adequadas condições de trabalho.
Nessa noite que emocionou a todas as pessoas presentes, um dos momentos mais significativos foram as homenagens prestadas aos enfermeiros que contribuíram para SIEG ao longo de sua trajetória. Entre as homenageadas, estava Antônia Maria Ferreira Reis, que já atuou na Diretoria da ABEn GO.

Da esquerda para a direita: Maria Márcia Bachion, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn GO), Antônia Maria Ferreira Reis, homenageada pelo SIEG, e Dionne Hallyson – presidente SIEG.
Fonte: Imagem gentilmente cedida pelo SIEG.
Em sua fala na mesa diretiva, Maria Márcia, dirigindo-se à atual Presidente, Dionne Hallyson, e à primeira Presidente do sindicato, Olívia Vieira, parabenizou todas as diretoras e diretores do SIEG, da gestão atual e das anteriores. Refletiu sobre a importância de ser abordado na formação de enfermeiros e técnicos de enfermagem o papel dos sindicatos, e a necessidade de os trabalhadores de enfermagem estarem vinculados e engajados nas ações dessas entidades, para obter o conhecimento necessário sobre seus direitos e exercerem com segurança movimentos em prol da melhoria das condições do exercício da prática profissional.

Maria Márcia Bachion, Presidente da ABEn GO
Fonte: Imagem gentilmente cedida pelo SIEG.