ABEN-GO

Autoria: Osmar Alves Costa, imagem gentilmente cedida pela FACEP.

Nesse mês de dezembro a ABEn-GO foi convidada de honra em Cerimônias da Passagem da Lâmpada, ritual que ocorre tanto ao final de cursos técnicos em enfermagem como nos cursos de graduação, ou durante a formatura. É sempre carregado de forte simbolismo.

Embora Florence Nigthingale usasse originalmente a lanterna turca, ou seja, diferente da que é atualmente adotada, que é do tipo greco-romana, o sentido permanece: a chama representa a luz da sabedoria, a coragem, a responsabilização, a compaixão, a dedicação humanitária que envolve o cuidado. O encontro potente com as origens da Enfermagem emociona estudantes, familiares e professores. 

Apesar da complexidade, adversidades e contradições envolvidas no exercício profissional da enfermagem, receber a lâmpada acessa e prestar o juramento sinaliza que os estudantes estão entrando em outro momento da vida, e isso mobiliza esperanças e expectativas. A presença da ABEn nas cerimônias faz lembrar aos estudantes que, como profissionais, terão pela frente muitos embates e desafios e para superá-los será preciso engajamento no movimento associativo. Em sua última participação nessa cerimônia em 2025 Maria Márcia Bachion, conclamou os estudantes a se orgulharem da profissão, seja técnico em enfermagem, seja enfermeiro, e lembrou que eles precisam buscar se fortalecer, se aproximando da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem, de entidades sindicais, como o Sindicato de Enfermeiros / Sindicato dos técnicos de enfermagem / Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras do SUS, para que compreendam o mundo do trabalho, se comprometam uns com os outros, e desenvolvam a visão de que juntos somos mais fortes. 

Fonte: Sara Oliveira, Diretora de Comunicação da ABEn