72º CBEn

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on telegram
O ano de 2020 produziu diversas mudanças em nossas vidas, pois o período pandêmico vivenciado pela humanidade provocou modificações e acelerou processos na sociedade.

72º Congresso Brasileiro de Enfermagem

3º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental

Tema central: Direito Universal à Saúde: Enfermagem em debate

O ano de 2020 produziu diversas mudanças em nossas vidas, pois o período pandêmico vivenciado pela humanidade provocou modificações e acelerou processos na sociedade. Nesse sentido, o Congresso Brasileiro de Enfermagem também se reinventou e, em 2021, ocorrerá de modo virtual. Em sua 72ª edição acolherá, concomitantemente, o 3º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental e, mesmo com as mudanças em sua modalidade, segue constituindo-se em um espaço tradicional na agenda da Enfermagem brasileira, por expressar um conjunto de intenções, simbologias e lutas políticas da profissão.

Assim, esperamos você de 25 a 28 de agosto, em plataforma virtual especificamente pensada para atender as necessidades da Enfermagem, pois a ABEn-Nacional, juntamente com a Seção da ABEn Santa Catarina, estão organizando esse evento com a atenção e cuidado que tradicionalmente a Enfermagem tem por todas as pessoas.

Historicamente, o CBEn é o maior evento e representa um marco na Enfermagem Brasileira, por reunir profissionais graduados, técnicos e parteira, no âmbito acadêmico e assistencial, de todas as especialidades, estudantes de graduação, pós-graduação e nível técnico, para compartilhar saberes e experiências da profissão, bem como, situar a Enfermagem no cenário histórico, político e cultural do país. Temos a expectativa na edição de 2021 de um grande número de inscritos, pois, você terá a possibilidade de participar do evento de sua casa, ou mobilizar sua instituição para ofertar a participação dos colaboradores como uma ação de educação permanente em saúde.

Como 2020 havia sido eleito pela Organização Mundial da Saúde o “Ano da Enfermagem”, temos a certeza que esse evento será mais um marco positivo para a Enfermagem Brasileira. Pois, frente a tudo o que os profissionais enfrentaram em 2020, bem como, a esperança de 2021 vir por meio da vacinação que, historicamente todo o processo de gestão e cuidado é realizado pela Enfermagem, manteremos uma agenda para celebração dos 200 anos da precursora da Enfermagem moderna Florence Nightingale. Assim, o congresso se constituirá num espaço de resgate da história e memória de nossa profissão, e nos convoca a repensar nossa trajetória e nosso projeto técnico, político e social, numa era de desafios (sociais, tecnológicos, culturais, políticos), para o fortalecimento da Enfermagem enquanto uma profissão comprometida com o Direito Universal à Saúde.

O 72° CBEn está sendo formulado com muita atenção à conjuntura atual referente ao que aprendemos a partir do contexto pandêmico que vivemos, tanto na Atenção Primária à Saúde, quanto nos espaços hospitalares, a fim de fortalecermos nossa mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo não somente o acesso universal, como também, a valorização da nossa profissão e de uma saúde livre de danos a população. Por isso, todo o temário do evento visa identificar as lacunas existentes na prática de Enfermagem, as fragilidades, os limites e as potencialidades, para assim traçar estratégias de melhoria.

Neste contexto, a Associação Brasileira de Enfermagem em parceria com sua Seção Santa Catarina, ABEn-SC, responsáveis por esse evento, apresentam o temário do 72° CBEn “Direito Universal à Saúde: Enfermagem em debate”.

A programação científica está sendo conformada numa concepção metodológica de participação ativa e de construção compartilhada do conhecimento, dividida em quatro eixos temáticos: Constituição dos profissionais de Enfermagem como sujeitos políticos; Política de formação de profissionais de Enfermagem na perspectiva do SUS; Futuro da qualidade do cuidado em enfermagem e saúde e o Direito Universal à saúde; e Direito Universal à Saúde e segurança do paciente na assistência de enfermagem.

Nessa perspectiva, as atividades serão desenvolvidas de modo virtual, mas manteremos um conjunto de espaços com conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, Tenda Paulo Freire, cursos, reuniões temáticas e institucionais, apresentação de trabalhos e pôsteres, mostra tecnológica e exposição de livros. Todos os convidados que participarão do 72° CBEn possuem experiência na profissão, com produção intelectual reconhecida e trajetória marcada por iniciativas que visam a melhoria do acesso aos cuidados de saúde em diferentes espaços de atuação.

A Enfermagem de Santa Catarina juntamente com a ABEn Nacional e a Seção SC, estão entusiasmadas com a organização deste Congresso, para oferecer aos participantes um espaço ímpar de reflexão, de troca de experiências, saberes e práticas e de integração, para que cada congressista viva uma experiência única e se sinta parte deste evento.

Esperamos você nessa nova experiência científica e tecnológica para a Enfermagem brasileira!

Venha construir esse evento conosco!

Deixe um comentário

Sobre a ABEn-GO

A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás foi a primeira associação da área de saúde em Goiás. Em 14 de maio de 1948 foi criada com o nome de Associação Brasileira das Enfermeiras Diplomadas (ABED – Seção Goiás). Leia mais.

Últimas Notícias

Curta nossa página

História da ABEn